sábado, 31 de dezembro de 2011

Adeus 2011! Aqui estou, pronto pra 2012...

“Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o SENHOR nos ajudou.” I Samuel 7: 12

O capítulo 7 do livro de 1 Samuel vai demonstrar que o povo de Israel estava passando por uma grande dificuldade, que era justamente a constante guerra contra os filisteus, um povo inimigo há um bom tempo. Ainda nesse mesmo capítulo, nós podemos ler que os israelitas se arrependeram de terem se afastado do Senhor e prometeram se voltar para Ele, dedicando suas vidas ao único Deus verdadeiro.

Eles estavam na iminência de uma nova batalha contra seus inimigos e reconheceram que sem a ajuda de Deus, não conseguiriam vencê-la. Por isso, se voltaram ao Senhor para buscar seu cuidado e sua proteção. Deus então, agiu em favor dos israelitas e lhes concedeu vitória na batalha contra os filisteus.

O versículo 12 desse versículo é significativo e muito esclarecedor, pois vai expressar uma profunda confiança no cuidado e no amor do Senhor, independente das situações. Para o povo de Israel o êxito contra os filisteus foi alcançado.

No entanto, Samuel reconhece que se eles haviam chegado até aquele momento e tinham sido vitoriosos, não foi pela própria força do exército israelita, ou mesmo pelas estratégias empregadas durante a batalha, mas eles venceram porque o Senhor os havia ajudado. Samuel soube reconhecer e agradecer a quem verdadeiramente proporcionou a vitória mesmo em circunstâncias difíceis e extremamente adversas: o Deus, todo-Poderoso.

Nós estamos passando pelos últimos momentos do ano de 2011. Nesse ano pudemos ver e vivenciar muitas situações: algumas maravilhosas e alegres; outras, trágicas e entristecedoras. Ninguém escapa: todos nós temos que viver a vida, com seus momentos de lutas e dificuldades, mas também com as suas vitórias e superações.

Essa época de final de ano é um período muito especial, pois cada um de nós (em maior ou menor grau) avalia e faz um balanço do ano que está terminando, refletindo sobre as situações boas e as situações ruins que aconteceram na nossa vida. Ao mesmo tempo, sonhamos e planejamos novos projetos para o ano que irá se descortinar diante dos nossos olhos. Por isso, mesmo que no ano de 2011 tenhamos passado por momentos difíceis, sofrido, e até mesmo chorado muitas lágrimas, que possamos ter a convicção de que se chegamos até aqui foi porque o Senhor estava conosco, nos ajudando, nos fortalecendo e cuidando de nós dia após dia.

Finalmente, em meio à despedida de 2011 e às expectativas para 2012, sigamos o exemplo que Samuel nos deixou: que possamos reconhecer e agradecer a quem nunca nos abandona, mas está sempre estendendo a sua misericordiosa graça sobre nós, em todos os momentos de nossa vida: o nosso Deus, o Senhor Jesus Cristo!

Que em 2012 a nossa vida esteja firmada somente nele e que tenhamos um ano repleto de paz, misericórdia e força, que apenas Cristo verdadeiramente pode dar. Um feliz 2012 a todos!

Por: Dsa. Cláudia dos Santos Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar volte sempre, que Deus abençoe você!