domingo, 23 de outubro de 2011

A preocupação paralisa nossa fé

Alguém que me conhece intimamente sabe que sou muito preocupada e ansiosa com muitas coisas. A preocupação é algo que pode tirar nossa paz. É um assunto sério e que faz parte de muitos cotidianos, mesmo que não deveria: a preocupação. No século que vivemos muitas doenças psicológicas tem tornado as pessoas dependentes de psiquiatras, psicólogos, terapias, enfim tratamentos que amenizem a o stress diário e tal stress é o resultado do acumulo de preocupação. 
São preocupações como: amar e não ser amado, perder a beleza física, em não engordar, em perder o emprego, entre outras. A ansiedade, é por exemplo a consequência de muita preocupação. O que acontece na maioria da vezes é que a ansiedade se torna uma doença quando começa afetar o dia-a-dia de uma pessoa, pois pode gerar taquicardia  e outros sintomas físicos. No geral, muitos sofrem por excesso de preocupação. E a resposta de Jesus para isso é que preocupação exagerada paralisa a nossa fé. No evangelho de Mateus no capítulo 6, nos versículos 25 ao 34, Jesus nos ensina que não há necessidade de nos preocuparmos com o que vestiremos, o que comeremos, o que seremos, o que acontecerá amanhã, depois de amanhã, como será o meu futuro se isso ou aquilo acontecer(...). Deus quer que nos entreguemos a Ele essas nossas preocupações, ansiedades, aquilo que nos tira a paz, o sono. 
Olha que interessante, nem Salomão com toda sua riqueza se vestiu tão bem como as flores, os lírios dos campos, e se Deus cuida tão bem desses lírios, não iria cuidar de de você que é a obra mais perfeita que Ele fez/criou? Se Ele entregou seu próprio filho para morrer por nós certamente, não cuidaria de nós em cada simples detalhe? Portanto, não vamos mais nos inquietar com aquilo que Deus pode resolver. 
As vezes não deixamos espaço para Deus operar em meio a essas ansiedades, preocupações, sendo que se agimos assim, estamos paralisando a ação de Deus em nós e consequentemente parando a nossa fé. E isso é muito sério. Deus quer que entreguemos a Ele tudo que temos, somos, e se não confiamos naquilo que Deus pode fazer, podemos sim paralisar a nossa fé. 
Deus sabe de nossas necessidades, de tudo que precisamos, Ele conhece todas as coisas e não quer que nos preocupemos com aquilo que Ele está cuidando para nós. Eu preciso confiar em Deus, nós precisamos, temos que nos desprender das coisas desse mundo, e colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida. Colocando as coisas de Deus no topo, as demais serão acrescentadas porque Deus ama seus filhos e os sabem recompensar. Não há necessidade de outro remédio para preocupação e ansiedade, apenas Jesus é suficiente. O amor dEle nos envolve, nos cativa e entregamos tudo há Ele, então nada mais é tão importante como a Santa e Real presença de Deus.

Esse texto foi baseado no comentário bíblico da Bíblia da Mulher Revista e Corrigida.

Carinhosamente,
Ângela Valuz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar volte sempre, que Deus abençoe você!