segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Para atravessar o mar



Texto Base: Êxodo 14.
Na frente um enorme mar e atrás anos de sofrimento e escravidão, o que você quer encarar: Ficar ou atravessar o mar?

De repente o povo para e grita:   Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
(Êxodo 14:11).

E neste instante então, Moisés tenta acalmar ao povo e reponde com convicção: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. (v.13)
Logo mais adiante vemos o Senhor orientando Moisés a ordenar ao povo que marchem, e dessa forma Moisés ergue seu cajado/vara e o mar se abre, Deus então fez o mar se abrir e todo o povo atravessou o mar glorificando a Deus e deixando no Egito os turbulentos anos de sofrimento, dor e escravidão.
Que alegria, o tão sonhado dia chegou, o povo de Deus agora está livre, já não são mais escravos dos egípcios e tem uma nova vida. Atravessaram o mar glorificando e agradecendo a Deus por tamanho livramento. Logo ali quando as águas fecharam foram mortos os inimigos do povo de Deus.  
Se formos fazer analogia desta passagem bíblica com nossa vida espiritual podemos perceber que há três coisas essenciais para sermos livres e conseguirmos atravessar o nosso mar, assim como o povo de Israel fez...
    
Muitas vezes temos um mar a nossa frente, mas pior que as dificuldades que temos que enfrentar, temos que  nos desfazer das coisas que nos prende no Egito. O povo estava gritando com Moisés e questionando se não havia sepulcros no Egito para que morressem no deserto, ou seja por mais que o povo ansiasse por serem libertos daquele lugar havia muitas coisas que os prendiam lá. Parece estranho pensar assim, mas as vezes queremos nos ver livres de nossos problemas, nossos dilemas, mas talvez estamos tão acostumados com eles, que se torna difícil e até mesmo dolorido nos desfazermos deles.

Mas o primeiro passo para que atravessemos o mar é este: Desfazer do passado, deixar para trás tudo o que está no Egito. Não é necessário levar nada. É preciso termos coragem e jogar fora todas as nossas mazelas, todos os nossos devaneios tem que ficar no Egito, se quisermos ser livres por completo.

Outro passo que essencial é ter atitude. Você já deixou tudo pra trás, o seu passado, seus problemas, dilemas, já não carrega mais as dores, os sofrimentos, já não tem mais nada que te prende ao Egito,então agora você precisa ter atitude de fé. O mar ainda está a sua frente, e você não vai conseguir atravessá-lo murmurando, você precisa ter fé, precisa por o pé na água. Precisa ser obediente, se Deus disse marche, não pense que é brincadeira, marche, o mar vai se abrir, mas antes você precisa crer.  Os gigantes não vão cair somente quando você colocar a pedra na funda, você precisa ter fé que Deus está com você e atirar a pedra no gigante. Para atravessar o mar coloque o pé na água, Deus vai fazer você andar sobre a terra seca.

E terceiro e último passo é glorificar a Deus. Talvez a distância entre as duas partes do mar seja pequena, mas talvez não. Pode ser que entre as extremidades do mar haja muitos e muitos metros de distância, mas você não pode murmurar, se está difícil atravessar o mar, glorifique. Se o mar parece comprido demais, glorifique. Você precisa continuar crendo. A caminhada com Cristo pode ser esse mar, Jesus não prometeu que seria fácil, mas prometeu que estaria conosco todos os dias(a nuvem que sempre guiou o povo no deserto também estava com eles atravessando o mar v.24). Você precisa glorificar porque a vitória para os filhos de Deus já foi decretada, você apenas precisa agradecer a ELE por isso, mesmo atravessando o mar.

Glória a Deus! Quando você chegar do outro lado irá fazer como Miriam, dançar na presença de Deus, pular, saltitar de alegria porque o mar passou, vocês está livre de todo o passado que te aprisionava no Egito e está pronto para uma mudança de vida que Deus tem pra você.
Creia somente, pois a fé é crer antes de acontecer. É crer que quando tudo se torna impossível, o especialista Jesus ordena e o mar lhe obedece.
Espero que edifique sua vida.
Carinhosamente no amor de Cristo,
Ângela Valuz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar volte sempre, que Deus abençoe você!